O que é: conjunto de sinais representado por uma posição de mão e dedos, correspondente a cada uma das letras do alfabeto escrito. Ele não é uma língua de sinais em si, mas um recurso de soletração que só faz sentido para os surdos ou ouvintes alfabetizados.
O alfabeto manual é especialmente utilizado para soletrar nomes próprios e outras palavras cujos sinais ainda não existam ou que sejam desconhecidos pelo sinalizador. A soletração com o alfabeto manual é como a escrita à mão de uma pessoa, ou seja, a execução do sinal é como uma caligrafia que sofre algumas variações de pessoa para pessoa. Em ambos os casos a clareza é fundamental para a compreensão e a sinalização do alfabeto manual requer fluência, isto é, a competência prática para executar os sinais com ritmo e rapidez, sem preocupação excessiva com a execução precisa de cada letra; do contrário o sentido fica prejudicado para quem os interpreta. Alcançar essa competência leva algum tempo, pois requer treinamento e prática regulares.
Atenção: não soletre palavras ou frases inteiras se você não conhece o sinal correspondente. Fazer isso seria como estar pronunciando as palavras letra por letra; fica estranho e difícil de entender. É como dizer: O-I-! T-U-D-O B-E-M C-O-M V-OC-Ê?
Fonte:
http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/pdf/TICS/Livro_MOD1_LIBRAS_Z_WEB.pdf
Comentários
Postar um comentário