Parâmetros em Língua de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui sua própria estrutura gramatical que se organiza a partir de parâmetros linguísticos. São cinco parâmetros:

1 - A Configuração de mãos (CM) apresenta-se como o formato que as mãos assumem na produção dos sinais considerados como da- tilologia (alfabeto digital/manual), podendo ser com uma ou as duas mãos (BRITO, 1995) e (QUADROS; KARNOPP, 2004). Segue o exemplo abaixo:

2 - O Ponto de articulação (PA) é a localização, ou seja, o lugar no corpo ou no espaço em que o sinal é articulado, podendo ser realizado em determinada parte do corpo ou em espaço neutro (BRITO 1995) e (QUADROS; KARNOPP, 2004).

3 - Movimento (M) é realizado por uma ou pelas duas mãos, poden- do ser unidirecional, bidirecional ou multidirecional (BRITO, 1995) e (QUA- DROS; KARNOPP, 2004).

4 - Orientação das palmas das mãos (O), indica a Direção. Existem sinais que apresentam diferentes significados apenas pela distinção da orientação da palma da mão (QUADROS; KARNOPP, 2004).

5 - Expressão facial e corporal (E.F/E.C), são essenciais para a trans- missão da mensagem, por meio dela podemos exprimir alegria, tristeza e apresentar as sentenças: interrogativa, exclamativa, afirmativa e negativa.

Fonte:

FERRAZ, Charles Lary Marques. Dicionário de configurações das mãos em libras. -- Cruz das Almas/BA : UFRB, 2019.

Comentários