Apostila de Alfabetização

A alfabetização para surdos é um desafio real que precisa ser enfrentado para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades. Diferente do que muitos pensam, não se trata apenas de ensinar a língua de sinais, mas também de possibilitar a aquisição da leitura e da escrita em língua portuguesa.

Um dos maiores desafios para a alfabetização de surdos é a falta de acesso à língua portuguesa em sua forma escrita, uma vez que a língua de sinais é uma língua visual e espacial, que tem sua própria gramática e estrutura. Além disso, muitos surdos têm dificuldades de leitura e escrita, o que pode tornar o processo ainda mais complexo.

No entanto, existem diversas estratégias e recursos que podem ser utilizados para tornar a alfabetização de surdos mais eficiente e inclusiva. É importante utilizar materiais pedagógicos que levem em consideração a língua de sinais e que possibilitem a visualização dos conceitos e das palavras. Além disso, é necessário investir na formação de professores e na capacitação de intérpretes de língua de sinais para atuar em sala de aula.

A alfabetização para surdos não é um desafio simples de ser superado, mas é fundamental para garantir o acesso à educação e o pleno desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos surdos. É necessário que a sociedade como um todo se conscientize da importância da inclusão e que as instituições educacionais estejam preparadas para oferecer um ensino inclusivo e de qualidade para todos.

Segue anexo uma apostila que pode ser adaptada para surdos que não tem surdez profunda.

Apostila Método fônico

Apostila - Alfabetização de surdos

Referências

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Artmed Editora, 2004.

PEREIRA, M. A. L. S. Educação de surdos e aquisição da linguagem escrita. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 2, p. 249-260, maio/ago. 2007.

PEREIRA, M. A. L. S. Alfabetização de surdos e a questão da língua escrita. In: CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Orgs.). Novas perspectivas em educação inclusiva. São Paulo: Memnon, 2005.

LACERDA, C. B. F. de. Aquisição da linguagem e ensino de português para surdos. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

SANTOS, R. V. dos. A alfabetização de alunos surdos na escola regular. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

ROSA, D. P.; OLIVEIRA, T. A. de. A alfabetização de surdos e a questão do bilinguismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. 




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