A disciplina de história é um assunto de grande importância e
relevância para todos os cidadãos brasileiros, inclusive os surdos. Para os
surdos pode ser um desafio aprender história, visto que a linguagem utilizada
para transmitir os conceitos e fatos históricos é predominantemente verbal e
sonora.
Para que o ensino de história seja acessível para os surdos,
é importante utilizar uma metodologia que contemple a utilização da língua de
sinais, como forma de facilitar a comunicação e a compreensão dos alunos. Além
disso, é fundamental que o material didático esteja disponível em formatos
visuais, como vídeos com legendas, ilustrações e imagens, para que os surdos
possam ter uma melhor compreensão dos fatos históricos.
É importante destacar também que a história geral não é
composta apenas pelos fatos mais conhecidos e ensinados nas escolas, mas, histórias e
lutas de minorias que foram marginalizadas pela sociedade e que precisam ser
conhecidas e valorizadas. Fora que são assuntos para embasamento teórico para o ENEM.
É importante que o ensino de história para surdos seja
inclusivo, valorizando a cultura e a história dessa comunidade, por meio da
utilização de recursos adequados, respeitando suas especificidades e
considerando suas necessidades comunicacionais. Somente assim poderemos
garantir uma educação de qualidade e acessível a todos os cidadãos brasileiros,
independente de sua habilidade auditiva.
Hoje estamos trazendo um livro didático excelente para trabalhar com nossos alunos surdos!
Material produzido pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
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