O ensino da matemática para surdos é um desafio que requer estratégias específicas para que os alunos possam desenvolver habilidades matemáticas de forma efetiva. A falta de acessibilidade na comunicação e a barreira linguística são algumas das principais dificuldades encontradas nesse processo.
Uma das principais barreiras para o ensino da matemática para surdos é a linguagem. A língua de sinais é uma língua visual e espacial, que tem sua própria gramática e estrutura, diferente da língua portuguesa falada e escrita. A maioria dos materiais didáticos disponíveis é baseada na linguagem escrita, o que pode dificultar o acesso dos alunos surdos à informação e dificultar a compreensão dos conceitos matemáticos.
Segue anexo
Apostila de Matemática para surdos
Referências
Sáfadi, T., & Moura, M. (2017). Práticas inclusivas no
ensino da matemática para alunos surdos: uma revisão bibliográfica. Revista
Evidentia, 17(1), 137-150. Disponível em:
http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/evidentia/article/view/3361/2478
Garcia, R. C., & Nacarato, A. M. (2015). Práticas
inclusivas no ensino de matemática para alunos surdos: uma revisão
bibliográfica. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8(3), 64-83.
Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/684/68443574004/html/index.html
Branco, M. R., & Bohn, M. A. (2017). Ensino da
matemática para surdos: possibilidades pedagógicas a partir de uma visão
discursiva da língua de sinais. Revista Curinga, 1(47), 77-86. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/curinga/article/view/25647/14838
Cruz, C. M., & Coelho, A. M. (2016). O ensino da
matemática para alunos surdos: desafios e possibilidades. Educação &
Realidade, 41(1), 243-260. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/edreal/a/qy8Qv5XkPnXXFwhpnvm3qVm/?lang=pt
Coelho, A. M., & Cruz, C. M. (2017). Ensino de
matemática para alunos surdos: análise de atividades desenvolvidas em uma
escola bilíngue. Boletim de Educação Matemática, 31(56), 174-191. Disponível
em:
http://www.sbembrasil.org.br/publicacoes/index.php/bol_em/issue/view/6/showToc
Comentários
Postar um comentário