Matemática para surdos

 

O ensino da matemática para surdos é um desafio que requer estratégias específicas para que os alunos possam desenvolver habilidades matemáticas de forma efetiva. A falta de acessibilidade na comunicação e a barreira linguística são algumas das principais dificuldades encontradas nesse processo.

Uma das principais barreiras para o ensino da matemática para surdos é a linguagem. A língua de sinais é uma língua visual e espacial, que tem sua própria gramática e estrutura, diferente da língua portuguesa falada e escrita. A maioria dos materiais didáticos disponíveis é baseada na linguagem escrita, o que pode dificultar o acesso dos alunos surdos à informação e dificultar a compreensão dos conceitos matemáticos.

 Outro obstáculo é a falta de acesso a intérpretes de língua de sinais que possam auxiliar os alunos durante as aulas de matemática, principalmente nas aulas de cálculo e resolução de problemas. É importante que os professores sejam capacitados para trabalhar com alunos surdos e tenham conhecimento sobre a língua de sinais, para que possam utilizar recursos visuais e táteis que facilitem a compreensão dos conceitos matemáticos.

 Além disso, é importante que o ensino da matemática para surdos seja contextualizado, para que os alunos possam relacionar os conceitos matemáticos com situações reais e do cotidiano. A utilização de jogos e atividades lúdicas também pode ser uma estratégia eficiente para estimular o interesse e a participação dos alunos nas aulas de matemática.

 A inclusão de surdos no ensino da matemática é uma tarefa desafiadora, mas possível. É necessário que os professores estejam preparados para enfrentar esses desafios e que as instituições educacionais sejam inclusivas e ofereçam recursos e materiais pedagógicos que levem em consideração a língua de sinais e as necessidades dos alunos surdos. A inclusão de surdos no ensino da matemática é um passo importante para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social. 

Segue anexo










Apostila de Matemática para surdos

Referências

Sáfadi, T., & Moura, M. (2017). Práticas inclusivas no ensino da matemática para alunos surdos: uma revisão bibliográfica. Revista Evidentia, 17(1), 137-150. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/evidentia/article/view/3361/2478

Garcia, R. C., & Nacarato, A. M. (2015). Práticas inclusivas no ensino de matemática para alunos surdos: uma revisão bibliográfica. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8(3), 64-83. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/684/68443574004/html/index.html

Branco, M. R., & Bohn, M. A. (2017). Ensino da matemática para surdos: possibilidades pedagógicas a partir de uma visão discursiva da língua de sinais. Revista Curinga, 1(47), 77-86. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/curinga/article/view/25647/14838

Cruz, C. M., & Coelho, A. M. (2016). O ensino da matemática para alunos surdos: desafios e possibilidades. Educação & Realidade, 41(1), 243-260. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qy8Qv5XkPnXXFwhpnvm3qVm/?lang=pt

Coelho, A. M., & Cruz, C. M. (2017). Ensino de matemática para alunos surdos: análise de atividades desenvolvidas em uma escola bilíngue. Boletim de Educação Matemática, 31(56), 174-191. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/publicacoes/index.php/bol_em/issue/view/6/showToc

Comentários