Classificadores na Libras

 Para o estudo dos classificadores vamos usar como referências as configurações de mãos abaixo:

Baseado nos estudos de Supalla, 1982, vamos exercitar alguns tipos de classificadores. Descrição dos sinais: CM 57 em movimento para baixo significando uma folha de papel caindo no chão. Essa folha de papel pode cair de diferentes formas (levemente, rapidamente, em linha reta, em linhas ondulantes, etc.).


a) FOLHA DE PAPEL CAINDO 

b) FOLHA DE PAPEL VOANDO. 

c) JOGAR AVIÃO DE PAPEL AO ALTO 

d) FOLHA DE ÁRVORE CAINDO 


Outros exemplos apresentados por Supalla, 1982, apud  Campelo, 2009.

Categoria

CM

Exemplos de CL:

Fino

5

45

BARRA-FERRO-CONSTRUÇÃO

FIO-DENTAL-FINO

Plano

56 ou 53

MESA-PLANA

TELHADO-RETO

PORTA-ARMÁRIO-RETA

Plano com ângulo

30

PRATELEIRA

ESTANTE

Espessura fina

17

45

LÂMINA-FERRO

LIVRO-FINO

ALIANÇA-FINA

Espessura média

18

LIVRO-MÉDIO

ALIANÇA-MÉDIA

Espessura grossa

19

LIVRO-GROSSO

ALIANÇA-GROSSA

Espessura grossa e densa

28

ESPESSURA-MESA

ESPESSURA-SAPATO

Arredondado

22

CABO-VASSOURA

CANO

Arredondado médio e grosso

29

LUMINÁRIA-ARREDONDADA

CANECA-COPO

Retângulo

18

REGUA

FAIXA-TESTA

FAIXA-CABELO

Quadrado

38

PORTA-RETRATO

CAIXA-CD

QUADRO

Largura

14

53

MEDIDA DE ALGUMA COISA PEQUENA

MEDIDA DE ALGUMA COISA GRANDE

(Campello, et al, 2009)

Frases com Classificadores

1- O tio caminhou entre as casas da favela. 

2- O homem pulou da montanha e caiu sobre a casa. 

3- A menina pegou a manga em cima da árvore. 

4- O menino subiu na árvore e caiu. 

5- O homem subiu na árvore, desceu, e depois a árvore caiu sobre ele. 

6- Meu amigo desceu da árvore, voltou para cima e pulou. 

7- O cliente desmaiou na fila do caixa de prioridade. 

8- Estava passeando com meu namorado, passou uma mulher bonita e ele olhou. 

9- O Falk quebrou a perna do professor. 

Treinando Classificadores 

Após a apresentação da aula sobre Classificadores, vamos treinar as ações que vocês desenvolvem para fazer um omelete. 

• Armário • Frigideira • Fogão • Geladeira • Ovo • Óleo • Etc... 

Crie uma frase com classificadores da tabela

___________________________________________________________________________________________

1) Durante muito tempo, as línguas de sinais eram denominadas linguagem de sinais, mas, a partir de estudos sobre o assunto, foi comprovado seu status linguístico – o termo linguagem caiu em desuso, passando-se a considerá-las línguas naturais. De acordo com Karnopp e Quadros, em relação às línguas naturais, analise as assertivas abaixo:

I. Assim como línguas orais, as línguas de sinais possuem regras gramaticais e léxico, não permitindo a expressão de conceitos abstratos e a produção de uma quantidade infinita de sentenças. 

II. São pantomimas e não são universais – a língua de sinais americana (asl) difere da língua de sinais britânica (bsl), que, por sua vez, difere da brasileira e assim por diante. 

III. Não apresentam variações regionais, e suas estruturas gramaticais não dependem das línguas orais. 

IV. Apresentam uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases. 

Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os usuários.

Quais estão corretas?

  1. Apenas III.

  2. Apenas IV.

  3. Apenas I e IV.

  4. Apenas I, II e III.

  5. I, II, III e IV.

Atividade


SITUAÇÃO: Bate-papo (duas pessoas conversando sobre a visita que receberam) Use classificadores nas frases. Por exemplo, sinal escola (classificador grande)


A) ONTEM PESSOAS GRUPO VISITAR ESCOLA (MUITO) BOM!

(A visita de ontem na escola foi muito boa)


B) VERDADE. LEGAL PESSOAS BRASIL DIFERENTES

(É mesmo, foi legal ver pessoas de diferentes estados do Brasil.)


A) GOSTAR MAIS PESSOAS BAHIA SEMPRE ALEGRE.

(Eu gostei mais dos baianos, eles estavam sempre alegres.)


B) EU VONTADE CONHECER BAHIA MAS (MUITO) LONGE...

(Eu tenho vontade de conhecer a Bahia, mas é muito longe)


A) FUTURO PODE...

(Quem sabe no futuro?)


B) PODE..AGORA VOLTAR TRABALHAR OK?. TCHAU

(Pode ser...Agora preciso voltar para o trabalho ok? Tchau)


A) TCHAU. NOITE ENCONTRAR.

(Tchau, a noite nos encontramos)


Comentários