Faculdade Uniasselvi - Letras-Libras
Nota10,00
A mediação entre o universo cultural e de produções literárias surdas na era digital tem contribuído muito na promoção das línguas de sinais. Morgado (2011) destaca três editoras principais na área de literatura infantil em Libras por meio de vídeos no Brasil que têm contribuído muito nessa área. Quais são elas?
FONTE: MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Lisboa: Editora Universidade Católica, 2011.
A
A NSC Vídeo, a Editora Loyola e a FENEIS.
B
A JSN Vídeo, a Editora Cultura e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
C
A LSB Vídeo, a FENEIS e o Instituto Nacional dos Surdos de São Paulo.
D
A LSB Vídeo, a Editora Arara Azul e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Sem dúvida alguma, a importância da tecnologia aliada à internet tem favorecido a divulgação da literatura surda/visual e outras formas de comunicação acessível para todos os públicos. A aplicabilidade da tecnologia aliada à arte para o ensino da literatura ao aluno surdo é muito importante. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O acesso à tecnologia para o público surdo veio, principalmente, das conquistas relacionadas a leis e decretos.
( ) A TV INES é uma tecnologia acessível que integra surdos e ouvintes, em parceria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com sua programação eclética.
( ) A tecnologia é importante, mas para os surdos não traz muitos benefícios devido às dificuldades da língua de sinais.
( ) Algumas produções literárias são produzidas digitalmente no sistema de escrita de sinais SW como parte da literatura visual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - F - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - V - V - V.
Com os avanços de uma sociedade que busca incluir suas políticas educacionais e sociais, ainda em muitas regiões do país, os espaços não formais se configuram como os únicos para educação formal de surdos. São aqueles que devido à distância não conseguem chegar até os espaços formais, ou mesmo que não se enquadram ao modelo de educação de espaços formais do ensino regular. Sobre os espaços não formais, analise as sentenças a seguir:
I- As visitas aos jardins botânicos e à arte da música são exemplos de outras atividades exercidas pela educação não formal que se encontram nos planetários.
II- Sem dúvida alguma, a escola é o espaço não formal mais adequado e utilizado para o desenvolvimento e aprendizado do surdo.
III- Muito importante é a biblioteca, pois é um espaço que propicia um conhecimento como complemento da vida escolar e da vida social dos surdos.
IV- Os museus são espaços de atuação da educação não formal para o surdo, pois são uma grande fonte de conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
Aqui mais uma vez vemos a facilidade de resolver as questões. II- Sem dúvida alguma, a escola é o espaço não formal mais adequado e utilizado para o desenvolvimento e aprendizado do surdo. - Como isso vai estar certo?
O conceito "visualiterária" passou a ser utilizado, conforme a nomenclatura utilizada pelo escritor C. H. Mourão, a partir do ano de 2016. Esse termo aponta para um aspecto importante da produção dos surdos e foi utilizado no livro texto para se referir a esse tipo de produção. A que se refere o conceito "visualiterária"?
A
Para referir-se aos manuais da língua de sinais.
B
Para referir-se aos textos literários em línguas de sinais.
C
Para referir-se à escrita da língua de sinais.
D
Para referir-se aos textos narrativos em línguas de sinais.
É inegável o fato do grande potencial literário presente no sujeito surdo. Prova disto são as várias produções literárias na modalidade escrita feita por autores surdos nos últimos anos. Por isso, conhecer, pesquisar e incentivar são ações importantíssimas nessa área. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode-se citar como exemplos de produções visualiterárias: o teatro, as piadas, as comédias e as metáforas.
( ) O entendimento e a produção de metáforas pelos surdos é muito tranquilo, não havendo necessidade de explicação dos significados em Língua de Sinais.
( ) O apoio tecnológico tem sido significativo como subsídios na produção de literatura visual surda.
( ) Os surdos precisam ser protagonistas de suas produções textuais, cabendo aos profissionais da área de educação que os atendem fazer parte dessa história.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A
V - V - F - F.
B
F - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - V - V.
A Revista Brasileira de Vídeo Registro em Língua de Sinais Brasileira traz algumas orientações para quem quer fazer a produção de vídeos. Essas orientações são importantes e necessárias para esse tipo de produção, pois para que bons vídeos sejam produzidos nessas áreas são necessários alguns cuidados. Sobre essas orientações, analise as sentenças a seguir:
I- Procure somente uma produtora especializada na produção de vídeos em Libras, pois são eles que conseguem fazer esse material.
II- Escolha o conteúdo do seu vídeo. A primeira coisa a ser feita é decidir sobre o material que vai ser publicado.
III- Separe seu equipamento, que pode ser pelo celular, tablet ou filmadora, grave seu vídeo.
IV- Estude as palavras e seus conceitos em Libras (para evitar os sinais polissêmicos).
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
O modelo de educação no Brasil segue dois tipos: a educação formal, que é aquela que é institucionalizada pelo governo, em que todos os cidadãos possuem direito de acesso; e a educação não formal, que vem dos lares e de outros espaços que são frequentados socialmente, possuindo a intenção de promover a aprendizagem dos participantes da atividade em questão. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação formal envolve os processos de ensino-aprendizagem das escolas formais, esse tipo de educação possui um lugar certo para ocorrer e conta com um currículo específico.
( ) A LDB n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) engloba a educação nos processos formativos que ocorrem em outros espaços, além do processo de escolarização formal.
( ) De grande importância, o EJA oportuniza aos surdos uma educação formal por meio da alfabetização e letramento com função social.
( ) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem unicamente nas instituições de ensino e pesquisa, como escolas e universidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - V - V.
C
F - F - F - V.
D
V - F - V - V.
Segundo o autor Mourão (2016), os produtos literários produzidos pelos surdos em visualiterária e pela sinalidade existem desde os primeiros sujeitos surdos. Estes tem sido transmitidos entre gerações. É provável que os primeiros registros tenham sido gravados (filmados) na língua de sinais americana. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os primeiros registros eram uma série de filmes que continham várias palestras, performances, poemas, histórias, músicas e narrativas de experiência pessoal.
( ) Os primeiros registros teriam sido produzidos nos Estados Unidos entre 1910 e 1920.
( ) Os primeiros registros de uma performance em língua de sinais teriam sido capturados em um projeto de filme pela Associação Nacional de Surdos (Association of the Deaf - NAD).
( ) Os primeiros registros produzidos foram uma parceria do governo com escolas, mas não foi muito bem aceito pela comunidade surda da época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2DrvT1U. Acesso em: 20 nov. 2019.
A
F - V - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - V - F.
De acordo com Mourão (2016), a forma de transmitir os significados nas práticas discursiva entre os surdos é a visualidade, que repassa de uns aos outros por meio de interfaces, mãos e olhos, surgindo vários gêneros literários. Esse autor aponta algumas características importantes do contador de histórias surdo na Literatura Surda. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possuir uma visão mesclada entre o visual e o oral, pois isso amplia o conhecimento.
( ) Ter identidade surda, por ter a experiência de ser surdo.
( ) Possuir uma visão do mundo totalmente visual, diferente da dos ouvintes.
( ) Ser falante nativo de língua gestual, tendo-a adquirido como primeira língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2DrvT1U. Acesso em: 20 nov. 2019.
A
V - V - F - V.
B
F - V - V - V.
C
V - F - V - F.
D
F - F - V - F.
No processo de produção literária dos surdos no Brasil existem alguns momentos bem marcantes. Um deles é o início da primeira escola profissional de formação para atores surdos no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as informações sobre o início dessa escola:
A
O artista surdo Juarez Martinelli, em 4 de março de 1972, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), em Maceió.
B
O artista surdo Carlos Alberto Góes, em 28 de fevereiro de 1989, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), no Rio de Janeiro.
C
A artista surda Célia Regina Correa, em 4 de março de 1988, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), em Pernambuco.
D
O artista Celso Nogueira Júnior, em 18 de fevereiro de 1980, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CEPEDE), em São Paulo.
Comentários
Postar um comentário