DISCIPLINA | Ensino da Literatura Visual - Avaliação 4


Letras Libras Prova Uniasselvi
1A experiência e o estudo do professor pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. Buscar metodologias baseadas em pedagogia visual pode promover esse processo didático. Sobre as boas práticas que podem ser utilizadas pelo professor para promover a produção textual do aluno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Proporcionar histórias infantis, pois são fontes muito boas para se trabalhar o ensino da língua escrita. ( ) Deixar que o aluno "experimente" diversas formas de livros e textos. ( ) Manter uma lista atualizada de bons livros e utilizar-se dela para ensinar a leitura e a escrita. ( ) Exercitar a cópia é tão importante quanto ler e escrever bem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
2Com os avanços de uma sociedade que busca incluir suas políticas educacionais e sociais, ainda em muitas regiões do país, os espaços não formais se configuram como os únicos para educação formal de surdos. São aqueles que devido à distância não conseguem chegar até os espaços formais, ou mesmo que não se enquadram ao modelo de educação de espaços formais do ensino regular. Sobre os espaços não formais, analise as sentenças a seguir: I- As visitas aos jardins botânicos e à arte da música são exemplos de outras atividades exercidas pela educação não formal que se encontram nos planetários. II- Sem dúvida alguma, a escola é o espaço não formal mais adequado e utilizado para o desenvolvimento e aprendizado do surdo. III- Muito importante é a biblioteca, pois é um espaço que propicia um conhecimento como complemento da vida escolar e da vida social dos surdos. IV- Os museus são espaços de atuação da educação não formal para o surdo, pois são uma grande fonte de conhecimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
3Em geral, os surdos são ótimos contadores de história, por isso, um dos aspectos mais significativos da cultura surda, e que precisa ser estimulado e preservado, em qualquer momento da escolarização, são as narrativas de histórias em sinais. Para isso, aconselha-se metodologias especificas, conforme Basso, Strobel e Masutti (2009). De acordo com a metodologia dessas autoras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Estimular as narrativas a partir de livros de literatura com imagens (sem texto escrito). ( ) Ao utilizar as histórias em sinais, enfatizar os aspectos visuais dos textos. ( ) Criar histórias sobre fatos vividos, experiências, histórias engraçadas etc. ( ) Explorar somente situações e histórias que tragam personagens que não existem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BASSO, I. M. de S.; STROBEL, K. L.; MASUTTI, M. Metodologia de ensino de Libras - L1. Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2XlHHcY. Acesso em: 20 nov. 2019.
A
V - V - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - F - V - V.
D
F - F - F - V.
4Para a comunidade surda, a língua de sinais se torna a marca principal de sua identidade linguística, sendo que, sem dúvida, ela faz parte dos artefatos culturais surdos. Strobel (2008, p. 37) enuncia que "[...] não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo". Sobre as características desses artefatos culturais surdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Toda a comunidade linguística produz artefatos culturais. ( ) São maneiras de vestir-se, de comunicar-se, podemos ver e sentir. ( ) Está envolvido somente à política e à linguagem de um povo. ( ) São a sua linguagem, lugar que residem e histórias inventadas de um povo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
A
V - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
5Para a criança surda, o letramento visual começa por meio da instrução em Libras e do uso visual da escrita da Língua Portuguesa. Ao ser alfabetizado e letrado na L1 e na modalidade escrita L2, a criança surda absorve melhor as explicações da escrita e a leitura. Além disso, o letramento visual para a criança Surda envolve aprender a escrever também com:
A
O letramento visual.
B
Alfabetização visual.
C
O bilinguismo.
D
A escrita de sinais.
6No processo de produção literária dos surdos no Brasil existem alguns momentos bem marcantes. Um deles é o início da primeira escola profissional de formação para atores surdos no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as informações sobre o início dessa escola:
A
A artista surda Célia Regina Correa, em 4 de março de 1988, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), em Pernambuco.
B
O artista surdo Carlos Alberto Góes, em 28 de fevereiro de 1989, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), no Rio de Janeiro.
C
O artista surdo Juarez Martinelli, em 4 de março de 1972, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), em Maceió.
D
O artista Celso Nogueira Júnior, em 18 de fevereiro de 1980, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CEPEDE), em São Paulo.
7O conceito "visualiterária" passou a ser utilizado, conforme a nomenclatura utilizada pelo escritor C. H. Mourão, a partir do ano de 2016. Esse termo aponta para um aspecto importante da produção dos surdos e foi utilizado no livro texto para se referir a esse tipo de produção. A que se refere o conceito "visualiterária"?
A
Para referir-se aos textos literários em línguas de sinais.
B
Para referir-se à escrita da língua de sinais.
C
Para referir-se aos textos narrativos em línguas de sinais.
D
Para referir-se aos manuais da língua de sinais.
8A palavra letramento visual vem sendo aplicada em diversas áreas do conhecimento para designar diferentes aspectos que estão envolvidos nas práticas da leitura e da escrita, sendo muito comuns o uso de expressões como letramento digital, letramento visual e letramento político. Sobre a configuração do letramento visual, analise as sentenças a seguir: I- O termo letramento visual distingue do termo alfabetização visual, que vê as imagens como um objeto de análise. II- A noção de letramento visual tem a ver com o entendimento de que as imagens devem ser tratadas como um bem cultural. III- O letramento visual se limita a condições específicas para o desenvolvimento da competência de leitura de imagens. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
9A alfabetização é o processo de aprendizagem que antecede o letramento. Na alfabetização é preciso saber decodificar o sistema de escrita e desenvolver habilidades para saber ler e escrever. O letramento envolve muito mais que saber ler e escrever. Sobre o que é preciso para que o letramento aconteça, assinale a alternativa CORRETA:
A
Decodificar letras e fonemas para soletrar cada palavra e entender o significado dela, garantindo a compreensão integral.
B
Desenvolver o uso competente apenas da leitura, não sendo necessário ter domínio do que se pretende ler.
C
Absorver o significado de cada palavra, decodificá-la, para então escrevê-la. Esse processo une entendimento e compreensão.
D
Desenvolver o uso competente da leitura e da escrita, ter domínio do que se pretende ler e do que se pretende escrever em distintos contextos sociais.
10Para aprender a se comunicar, o ser humano precisa interagir de vários modos dentro daquela comunidade específica, seja na família e/ou sociedade. E isso acontece quando naturalmente compartilhamos experiências, conseguimos entender os sentimentos alheios e manifestar nossos sentimentos, com diferentes línguas e culturas. Sobre a comunicação e o ser humano, assinale a alternativa CORRETA:
A
A comunicação é uma característica inerente a todos os seres humanos, seja ela verbal ou não verbal.
B
Todos os seres humanos sem exceção foram criados para se comunicarem, tanto verbalmente como por sinais.
C
A comunicação funciona apenas quando os seres humanos trocam experiências de forma verbal.
D
A comunicação não é uma característica de todos os seres humanos, apenas alguns conseguem se comunicar.


Comentários