Adaptação Curricular

Adaptação Curricular - Resumo

HEREDERO, E.S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education. Maringá, 2010.

Hoje vamos trabalhar esse texto sobre adaptação curricular, o bicho de 07 cabeças das escolas públicas brasileiras. Heredero faz uma brilhante explanação sobre a temática e estou trazendo aqui o resumo da sua discussão.

Vamos responder a três perguntas:

    Quais são os modelos desenvolvidos de inclusão nas escolas brasileiras?

    Como as adaptações curriculares podem ser implementadas de forma prática e estruturada?

    Qual a importância do consenso de um instrumento que permita ao professor programar objetivos e conteúdos de forma inclusiva?

1- Os modelos desenvolvidos de inclusão nas escolas brasileiras incluem:

Adaptações Curriculares como Estratégia Compatível com Modelos Inclusivos: Este modelo destaca a importância das adaptações curriculares para atender às necessidades dos alunos com deficiência, proporcionando uma educação mais inclusiva.

Esses modelos buscam promover a inclusão e garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas, tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso requer uma abordagem abrangente e colaborativa, envolvendo professores, alunos, famílias e a comunidade escolar como um todo.

2- As adaptações curriculares podem ser implementadas de forma prática e estruturada através dos seguintes passos:

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  1. Seleção de Conteúdos Adequados: Escolher conteúdos que sejam relevantes para os interesses e características dos alunos, levando em consideração o desenvolvimento no mercado de trabalho e a contextualização imediata no meio do aluno. 
  2. Planejamento de Atividades de Ensino-Aprendizagem: Desenvolver atividades que partam dos conhecimentos prévios de cada aluno, gerando atividades variadas que promovam a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, bem como a interação entre ambos. Isso inclui a elaboração de conclusões que facilitem o avanço e o aprofundamento do aprendizado.
  3. Mudanças nos Procedimentos de Avaliação: Realizar alterações nos métodos de avaliação, como provas orais, escritas, observações, entre outros, para adequar-se às necessidades dos alunos 10.
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  1. Organização Física da Sala de Aula: Adaptar a disposição física da sala de aula, utilizando diferentes arranjos como em U, V, em círculo, de acordo com as necessidades dos alunos.
  2. Tempo e Agrupamentos: Ajustar a temporalidade dedicada a cada conteúdo e modificar os agrupamentos dos alunos, permitindo trabalhos individuais, em pequenos grupos, em duplas ou grupos flexíveis.
  3. Metodologia Didática e Uso de Materiais: Utilizar diferentes metodologias de ensino, apresentação de conteúdos e atividades alternativas, bem como recursos extras e materiais complementares para atender às necessidades específicas dos alunos.

Ao seguir esses passos e considerar as necessidades individuais dos alunos, as adaptações curriculares podem ser implementadas de forma eficaz e estruturada, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes.

3- O consenso de um instrumento que permita ao professor programar objetivos e conteúdos de forma inclusiva é de extrema importância por diversos motivos:

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  1. Padronização e Coerência: Um instrumento consensual proporciona uma base comum para todos os professores, garantindo que haja coerência na programação de objetivos e conteúdos de forma inclusiva em todas as turmas e escolas 1.
  2. Eficiência e Eficácia: Com um instrumento padronizado, os professores podem otimizar seu tempo e esforços na elaboração de adaptações curriculares, tornando o processo mais eficiente e eficaz 1.
  3. Qualidade do Ensino: Ao seguir um instrumento consensual, os professores podem garantir que os objetivos e conteúdos programados sejam adequados e relevantes para atender às necessidades dos alunos, promovendo uma educação de qualidade e inclusiva 1.
  4. Melhoria Contínua: O consenso em torno de um instrumento de programação inclusiva permite a revisão e aprimoramento constante das práticas educativas, favorecendo a evolução e a adaptação às necessidades emergentes dos alunos.

Conceitos importantes


As Adaptações Curriculares de Acesso ao Currículo, classificadas como ordinárias, não-significativas ou de pequeno porte

Consistem em ajustes feitos na programação educativa comum para lidar com as diferenças individuais dos alunos, sem modificar substancialmente o currículo oficial. Essas modificações são essenciais para atender temporariamente às necessidades educativas dos alunos, garantindo que possam alcançar as habilidades previstas no currículo padrão. São estratégias fundamentais para a individualização do ensino, permitindo que todos os professores possam realizar ações responsáveis para atender às necessidades específicas dos alunos em suas salas de aula

A adaptação curricular 

é uma estratégia fundamental na escola inclusiva, envolvendo ajustes no currículo para atender às necessidades específicas dos alunos. Essas adaptações podem ser classificadas em não-significativas, que não alteram o currículo básico, e significativas, que envolvem modificações mais abrangentes nos objetivos, conteúdos e critérios de avaliação. O objetivo é garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências ou necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade e sejam capazes de alcançar seu potencial máximo de aprendizagem dentro de um ambiente inclusivo e equitativo

As adaptações curriculares extraordinárias, significativas ou de grande porte p. 204

Referem-se a modificações individualizadas realizadas nos objetivos, conteúdos e critérios de avaliação considerados essenciais ou nucleares em uma determinada matéria, a fim de atender às necessidades específicas de cada aluno. Essas adaptações envolvem principalmente a eliminação de conteúdos essenciais ou objetivos gerais considerados básicos em diferentes disciplinas curriculares, seguida pela modificação dos critérios de avaliação correspondentes. Em outras palavras, as adaptações curriculares extraordinárias são ajustes mais significativos e abrangentes feitos no currículo para garantir que os alunos com necessidades especiais possam acessar e se beneficiar do processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz e inclusiva.

Essas adaptações são essenciais para garantir que os alunos com necessidades específicas tenham a oportunidade de alcançar seu máximo potencial educacional, adaptando o currículo de acordo com suas habilidades, interesses e ritmo de aprendizagem. Ao realizar adaptações curriculares extraordinárias, as escolas e os educadores podem promover uma educação mais inclusiva e equitativa, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade.

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